12 de novembro de 2007

mp3 do dia - electrelane

O Electrelane acabou, not with a bang, but a whimper. A notícia do hiato indefinido da banda soou incômoda - acho que as 4 garotas inglesas de Brighton nunca tiveram uma chance, de fato. Talvez porque sempre houve um elemento de esquisitice em suas músicas. As pessoas não costumam tolerar esquisitices. E o monocromático vocal não colaborava para a percepção geral, assumo. Mas sempre achei que tinha algo de especial na diversidade e originalidade do som da banda.

Quase todas as suas músicas assemelhavam-se por serem prioritariamente instrumentais e formarem crescendos. A maneira como chegavam a essa conclusão, porém, era muito distante do tradicional drama do post-rock: elas partiam de elementos da repetição e minimalismo do krautrock em suas estruturas, mas o coração da banda estava entre o punk e o folk, sabotando a potencial monotonia, pouco a pouco. A banda podia soar leve e simples, ou complexa e barulhenta, com coerência, sem inserções programadas ou imediatismo, "agora a gente toca baixinho, agora a gente toca alto". O resultado soava diferente de tudo, e fascinante a cada nova audição.

Pensei que To the East, do disco No Shouts, No Calls (2007), seria a música que as alçaria a novas alturas, ainda mais após o senhor Win Butler, aquele do Arcade Fire, declará-la como sua música favorita do ano, no Pitchfork, se não me engano. Talvez tenha sido um momento narcisista - o início lembra Rebellion (Lies). A música não vingou como eu esperava, mas fica aqui como uma síntese do som do Electrelane.







[MP3: electrelane - to the east]

O MP3 extra do dia é um desvio, entretanto. The Valleys, uma estranha canção gospel, diferente de tudo o que gosto, custou a sair da minha cabeça. Ainda volta, na verdade, mas com menor frequência, anos depois do lançamento do disco em que está, The Power Out (2004). Bastou ouvi-la uma vez e pronto: começou a surgir incessantemente, coral e órgão, para assombrar o meu cotidiano. O tenebroso nunca foi tão pegajoso. E não há música mais indicada para embalar o funeral da banda.







[MP3: electrelane - the valleys]

Nenhum comentário: