23 de junho de 2008

mp3 do dia - weezer

weezer

Vi o vídeo da performance coletiva do Weezer (esse aí abaixo) e me animei com a banda. Achei aquilo tão legal, que desisti de desistir deles. Fui baixar o disco novo e, pasmem, resolvi escrever sobre uma das músicas.

Mas como começar um texto sobre Pork & Beans, o "novo" single deles? Hmmmm... A banda é bem conhecida, então não seria inteligente fazer uma abordagem genérica - grupo americano de geek-rock, cujo vocalista tirou um sabático, no auge da fama, para estudar em Harvard, e que não vive seus melhores dias -, dentre todas encontradas na internet. Isso seria preguiçoso.

Falarei deles sob a minha ótica pessoal, tornando o texto único e somente meu. Isso também servirá para diminuir a barreira entre leitor/escritor, situar as minhas palavras vindouras e mostrar a credibilidade (falsa) que tenho para falar sobre o assunto.

Começaria mencionando que o Weezer ficou chato nos últimos anos, mas que, mesmo assim, não cuspo no prato, pois tenho uma relação sincera e profunda com seus dois primeiros discos, de verdade. Eles evocam anos incríveis (Kevin Arnold ®), e soam tão certos e intensos, mesmo tanto tempo depois. Isso. Sensível e sincero. Isso tem que contar pontos para mim.

Depois, já embalado, as palavras escorregando pelos dedos e se precipitando no teclado, Pork & Beans ainda mais alta nos fracos alto-falantes do notebook, finalmente entrarei no mérito da música. A faixa, em meio a tantas outras menores, tem um refrão da época dourada do Weezer, a voz de Rivers Cuomo vs. uma boa guitarra alta.

Pausa para uma anotação mental - essa é boa para tocar na pista!

No grand finale, falarei sobre como a letra da canção enumera os fatores que levam alguém às paradas (Timbaland, puxar ferro, batida dançante, refrões pegajosos...), tirando sarro disso, mas, ao mesmo tempo, usando 2 dos 4 ingredientes. O Rivers Cuomo já tinha mostrado seu gosto por metalinguagem em Across the Ocean - olha a minha credibilidade subindo -, mas nunca de forma tão descarada, forma e conteúdo.

Pronto! Isso bastará para dar sentido à metalinguagem barata do meu texto, uma piada sem graça, pretensiosa e com um mote fraco, com a qual espero exprimir uma falsa intelectualidade. Será que vai dar certo?


[MP3: weezer - pork & beans]

Nenhum comentário: