1 de abril de 2010

Vênus de Milo com dois braços #19: Google versus o resto

Por Bruno Scartozzoni.

Saiu na Wired um artigo bem legal sobre a estratégia do Google para entrar no mercado de música digital.

Em resumo, eles estão interessados em comprar uma empresa que desenvolveu uma tecnologia muito interessante. Imagine que hoje você tem uma cacetada de músicas no seu iTunes. Com essa tecnologia você poderá deixar sua coleção em uma "nuvem de dados", e acessar essa nuvem de qualquer aplicativo como celulares, aparelhos de som automotivo e até o iPod de outra pessoa.
Nesse cenário o Google ganharia dinheiro de duas formas:

1 - cobrando uma taxa para viabilizar essa compatibilidade
2 - gerando mais tráfego em seu serviço de busca, já que essas nuvens estarão disponibilizadas por aí

O mais curioso é que esse caminho não confronta diretamente com o maior player (adoro trocadilhos) de música digital, a Apple. O iTunes continuaria existindo como uma das principais formas de formação de coleções de música. O trabalho do Google seria capitalizar em cima dessas coleções, jogando-as nas nuvens.

Curioso? Leia mais aqui (está em inglês).

Nenhum comentário: