13 de maio de 2010

Vênus de Milo com dois braços #24: O Dia das Lojas de Disco

Por Bruno Scartozzoni.

Depois de muito tempo visitei a Galeria do Rock, no centro de São Paulo. Na adolescência tinha o hábito de ir lá algumas vezes por ano para comprar aquele CD de rock que não encontrava em mais nenhum lugar. Com o tempo migrei para o MP3, assim como quase todas as pessoas. Resultado: as lojas de discos, tanto na rua quanto no shopping, fecharam. Na Galeria do Rock não podia ter sido diferente. Há 15 dias atrás constatei isso.

Mas é curioso ver como o lugar que antes vendia música agora vende comportamento. A Galeria do Rock continua sendo frequentada pelas mesmas tribos de antes (ou correspondentes), só que a maioria das lojas de CDs deram lugar à lojas de camisetas, acessórios, estúdios de tatuagem e coisas do tipo. Você vai lá não mais para ouvir rock, mas para vestir rock.

Pois bem, diferentemente daqui, lá no Reino Unido parece que o pessoal ainda cultiva um tanto as lojas de música, sobretudo as mais independentes. É por isso que criaram o Records Store Day, um dia cujo objetivo é incentivar as pessoas a frequentarem essas lojas. Para isso fazem promoções, lançam itens de edição limitada e organizam festinhas. Uma iniciativa pra lá de legal, cuja edição 2010 teve como embaixador o Josh Homme, do Queens Of The Stone Age e do Them Crooked Vultures. O vídeo dele você vê aí embaixo.


via Update or Die

Nenhum comentário: