5 de julho de 2011

MP3 do dia - Washed Out

Chillwave. Você ouviu falar. Pop eletrônico de quarto, melodias doces, clima de verão, nostalgia, romantismo. Data de nascença: 2009. O Washed Out e o Neon Indian disputam o título de representantes mais célebres deste rótulo que não escolheram para si. Foi invenção de blogueiro, duh. O Hipster Runoff alega paternidade, uma cena rara de se ver.

No caso do Washed Out, projeto-solo de Ernest Greene, só saiu agora o primeiro álbum completo, Within and Without, dentro e sem, com jeito de dentro e fora, como sugere a foto da capa.


O som mudou pouca coisa em relação ao espetacular EP de estreia, Life of Leisure, um dos raros discos em que todas as músicas são boas (e que o Dominódromo arranhou de tanto tocar em discotecagens). No fundo, no fundo, há nada de excepcional nestas faixas, que chegam a ser bobas; a falta de variação nas melodias vocais é gritante, por exemplo. Mas este é um disco que acalenta. Algo nos sintetizadores, na sobreposição macia dos elementos, na paciência em não perder o passo com guinadas bruscas. Ao invés de narrativa, Within and Without evoca clima. Seu pop não salta; esparrama-se.

Quando tenta desvencilhar-se da receita certeira do passado - ainda muito eficaz, conforme "Eyes Be Closed", a nova "Feel It All Around" -, Within and Without ganha corpo. Seu segmento posterior, com "Soft", "Before" e "A Dedication", amplia o repertório do senhor Greene e mostra menos dependência dos samples.


[MP3: washed out - soft]
do álbum Within and Without

Graças a ele, o segmento posterior, há profundidade na repetição do álbum e um vislumbre de sobrevida a ele, Ernest Greene, após o término do hype pitchforkiano, esta pujança que logo revela-se uma maldição digna do Egito bíblico.

A felicidade que Within and Without traz consigo é ingênua; decorre da satisfação completa de pequenas expectativas, de existência descomplicada. Ingênua, ôpa, mas também cabal a valer. Não a menospreze por sua modéstia.

FICHA
Quem: Washed Out (Ernest Greene)
Onde: Perry, EUA
Site: http://ernestgreene.blogspot.com/

Nenhum comentário: