20 de fevereiro de 2009

não é carne nem peixe #11 - blood music



Entrevista com Blood Music (Karl Jonas), por Felipe Gutierrez.

Por que o nome é Blood Music?

Oh...por várias razões, algumas melhores do que outras...Para resumir, eu estava no hospital há uns anos enquanto meu primeiro disco estava sendo feito. Tive vários problemas sérios de operações por causa de um aneurisma cerebral. Então, enquanto eu estava deitado na cama, eu tentava pensar em algo sobre o disco que eu fazia e as enfermeiras e médicos vinham e me diziam coisas sobre meu sangue...porque eu tinha que checar o meu sangue o tempo todo para ver se estava tudo bem...sangue e música eram os grandes assuntos da minha vida, então. Ainda é, mas agora é mais música do que sangue.

Você pode falar um pouco da sua formação musical?

Eu toquei piano por meio ano quando eu tinha 12. Tinha um professor de piano na minha escola, mas ele perdeu as esperanças por mim. Eu não fazia minha lição de casa. Eu gostava de sentar no piano e improvisar e brincar e fazer minhas próprias canções, mas na hora das lições e tocar as notas, eu era preguiçoso e pouco inspirado. Daí parei de tocar.

Comecei a atuar e trabalhei numa loja de música. Música ainda era meu grande interesse. Mas eu só escutava discos como um fã.

Então encontrei Jenny Wilson em Malmö, no sul da Suécia, e nos apaixonamos e decidimos começar uma banda. Sentíamos que a cena de música sueca prescindia algo imprevisível e excitante no momento. Então começamos o First Floor Power.

Comprei um órgão caseiro e barato e ela comprou uma guitarra. A gente ficava acordado toda a noite e escrevíamos canções. Pedimos à irmãzinha da Jenny, a Sara, para se juntar e tocar baixo. Isso foi antes de 2000. Então conseguimos um contrato de disco num selo alternativo bem legal e progressista chamado Silence Records, e eles lançaram nossos dois primeiros discos. O terceiro, "Don't Back Down" foi lançado no ano passado. Então o First Floor Power está vivo. Mas no tempo em que eu estava no hospital nós demos um tempo e nessa época e senti que precisava fazer algo completamente meu, musicalmente...então decidi que meu projeto solo seria Blood Music.

Desculpe se eu as interpreto erroneamente, mas as canções que ouvi são de humor. Você se acha uma pessoa de bom humor?

Espero que sim. Mas é difícil dizer. Pergunte à minha namorada...não, não pergunte a ela! Não, sério, fico contente que alguém no Brasil ache (as canções) bem humoradas.

E 2009?

Oh, o ano das mudanças. Eu tive um filho no Natal e isso mudou o meu mundo em muitas maneiras. Ele é incrível e me deixa acordado toda a noite. Eu gravei tudo menos os vocais para o novo disco do Blood Music (o terceiro) e me sinto muito bem com isso. Tem esse clima de banda solta, porque gravamos quase tudo ao vivo. E os músicos são os meus favoritos. Então esse ano eu vou ficar em casa para terminar o disco e lançar antes do fim do ano.

Acho que 2009 é um ano bom. Um monte de coisas ruins acontecem pelo mundo, mas vejo vários raios de luz e esperança.

Você já esteve apaixonado por alguém e teve que fingir que não estava?

Sim. Tudo na canção oct/nov é baseado na verdade. Se não minha, na de alguém. Mas vou responder a pergunta de novo: sim.

Tantas bandas boas apareceram na Suécia recentemente. É possível ser um artista independente e viver uma vida confortável aí?

Hmmm...temos sem teto nas grandes cidades, e claro que a Suécia é muito fria no inverno. Mas a maioria dos suecos vive uma vida confortável. Temos um sistema de seguridade social que é OK, se você fica doente e termina no hospital, isso não vai te arruinar financeiramente.

Musicalmente tem muitas bandas bacanas no momento. Acho que algumas podem viver muito confortavelmente de música. Mas eu, como muitos outros, faço trabalhos extra para fazer o trabalho da minha vida. Tive muitos trabalhos assim. Agora trabalho num cinema. Aliás, acabamos de exibir "Tropa de Elite" aqui. Era bom. Muito violento.

Oh, por favor, deem uma olhada nessas bandas de amigos meus:

http://www.myspace.com/assmyass
http://www.myspace.com/goldmedalrecordings
http://www.myspace.com/wildbirdsandpeacedrums

Nenhum comentário: