13 de setembro de 2010

MP3 do dia - How to Dress Well e Holy Other

R&B, hoje, é música pasteurizada. Existe uma máquina bem engrenada, de produtores, fórmulas e participações especiais, por trás dos hits que você adora. Acho tudo um tanto cínico. Até a sacanagem nas letras, abundante, soa calculada. O cara diz que vai garfar a moçoila na pista de dança, mas não convence; se a moça dissesse sim, ele provavelmente se diria impedido por algum contrato com o patrocinador ou medo de ser fotografado pelo TMZ.

No cenário acima, cê acha que o R. Kelly deixaria barato? A parada era outra no passado: mais artística, mais ousada, mais real. A formação da cara contemporânea do gênero ainda estava em curso, liderada por aqueles que ainda assumiam riscos e novos caminhos.

Ouvir "Take It On", do How to Dress Well, e o seu remix, do Holy Other, foi empolgante. Ambas sugerem novas possibilidades para o R&B, cada uma do seu jeito.

A reinvenção começa na música original. O minimalismo do How to Dress Well é romântico: despe o gênero dos seus excessos e concentra-se em manipulações dos marcantes vocais do estilo. Imagine o Steve Reich loopando os melismas de um coral de D'Angelos.


[MP3: how to dress well - take it on]
do single Take It On (2010)

O Holy Other chega para passar três mãos de tinta preta sobre Take It On. O soul do vocal original foi vendido para alguma entidade pagã. A uma voz tornou-se milhares, graves, agudas, fracionadas, arrastadas. Não sei o que dizem: os efeitos e a repetição transformam as frases em juras que são promessas que são profecias que são ameaças; o sujeito do falseto, acredite, fará coisas profanas contigo. Pouco mais é necessário: palmas, estalos de dedos, rajadas de percussão eletrônica e um insistente cama sintetizada. Climão. A black music e o gótico harmonizam em suas diferentes negritudes. Quem diria.


[MP3: how to dress well - take it on (holy other remix)]
do single Take It On (2010)

FICHA
Quem: How to Dress Well / Holy Other
Onde: Brooklyn, EUA / Berlim, Alemanha
Myspace: How to Dress Well / Holy Other

Nenhum comentário: