9 de setembro de 2010

MP3 do dia - Solar Bears


Quase toda repetição em uma música dispara "Krautrock!" na minha cabeça. Trata-se de um vício meu. A repetição não é uma característica obrigatória do gênero; é somente uma das mais marcantes. E mencionar esta referência é quase sempre um atalho preguiçoso para meus textos, confesso.

Veja o caso dos Solar Bears, por exemplo. Quase segui este rumo: repetição = krautrock = blablabá. Seria uma injustiça, um rótulo muito específico para o som deles.

Vamos dizer que eles são pós-rock, por ora, vai.

Sim, a repetição cumpre a mesma função de transe do kraut. Parece tentar alocar sua mente em um trilho de expectativa, inescapável, à mercê dos caprichos da música. Os Solar Bears são bem caprichosos: por que não cortar a elegância sintetizada de Ennio Morricone com passagens de violão dedilhado, gravações de campo ou uma explosão de guitarras sujas? Eles colocam o tapete sob seus pés e aguardam pela acomodação, só para puxá-lo duas, três vezes.

A dupla irlandesa é indócil. Prefere não se aderir a gêneros musicais. Não há ortodoxias, se não a própria. Este espírito é bem krautrock, é bem pós-rock, é bem pós-moderno, ôpa se é. Comparações com outros artistas atuais, você pergunta? Se pressionado, diria Holy Fuck, Bibio e, com um pouco mais de distância, Black Moth Super Rainbow. Todos compartilham da mesma curiosidade analógica/digital. Todos são tão sensacionais quanto.

She Was Coloured, o primeiro álbum completo, sai ainda neste ano. Promete.


[MP3: solar bears - trans waterfall]
do EP Inner Sunshine (2010)

FICHA
Quem: Solar Bears
Onde: Dublin, Irlanda
Myspace: http://www.myspace.com/solarbears

Nenhum comentário: