9 de março de 2010

Vênus de Milo com dois braços #17: Música versus TV

Por Bruno Scartozzoni.

Recentemente saiu uma pesquisa mostrando que as crianças de 8 a 18 anos consomem mais mídia hoje do que 6 anos atrás. Na média 1 hora e 17 minutos a mais. Isso é explicado basicamente pela maior oferta de aparelhos eletrônicos, como mp3 players e celulares, e também pelo modo como eles são usados, tudo ao mesmo tempo agora, ou seja, no modo multi-tarefa.

A mesma pesquisa também mostra que, conforme a idade vai passando, o tempo gasto com TV diminui e o tempo gasto com música aumenta, até que, lá pelos 18 anos, passam a se equivaler. Está aí o motivo pelo qual muitas marcas que lidam com jovens investem tão pesadamente em shows, festivais e coisas do tipo. Por maior que seja a banda, ainda assim é mais barato do que veicular na TV.

Apesar do estudo não levantar os motivos dessa troca (TV por música), tenho alguns palpites. A música é um meio de socialização muito melhor do que a TV, e isso é bastante importante na adolescência, uma época onde as pessoas querem fazer amigos e sexo. Além disso o som em geral se adapta melhor à multi-tarefa, exigindo menos atenção do que a imagem. E também não podemos esquecer que, até por uma questão técnica (tamanho do arquivo), a música se espalha pela internet muito mais facilmente do que conteúdos de TV, o que no final do dia deve fazer alguma diferença...

Nenhum comentário: