10 de outubro de 2009

MP3 do dia - Vivian Girls

Uma menção às Vivian Girls costuma despertar reações negativas. Não sabem tocar, imitam um sem-número de bandas do passado, todas as músicas são iguais, são famosas somente porque vieram, pra variar, do Brooklyn.

Ok, justo, vocês venceram. Nenhuma das afirmações acima é mentirosa. Mesmo assim, fica difícil de negar a qualidade de algumas de suas músicas. Há algo que simplesmente funciona na mistura de punk, jangle, shoegaze e harmonias vocais de uma faixa como Tell The World, do disco de estreia das meninas, Vivian Girls, lançado no ano passado.


Agora (na verdade, em fevereiro), saiu uma música para a oitava coletânea The World's Lousy With Ideas. Chama-se Lake House, que nem o drama do Keanu Reeves e a Sandra Bullock morando na mesma casa, em épocas diferentes, e se comunicando por uma caixa de correio mágica.

Sim, esse filme foi escrito, aprovado por um estúdio, produzido e lançado. E olha que nem cheguei a vê-lo; apenas me senti obrigado a ler mais sobre tal conceito maluco. Aposto que é uma bomba.

Lake House, a música, não é uma bomba. As harmonias vocais continuam bonitas e o tempo, acelerado, mas há uma nova preocupação com a atmosfera da faixa. Ela tem clima, sentimento, uma razão de ser, sabe? Soa pouco convencional para elas - apenas quatro versos, longos trechos instrumentais - e mostra uma evolução sobre o material passado.

Trata-se de um risco calculado para as garotas e seus vinte e poucos anos, uma mudança natural e bem-vinda. E faz muito mais sentido do que uma caixa de correio capaz de romper o continuum espaço-tempo.


[MP3: vivian girls - lake house]
da coletânea the world's lousy with ideas vol. 8 (2009)

FICHA
NOME: Vivian Girls
LOCAL: Nova York, EUA
MYSPACE: myspace.com/viviangirlsnyc

Nenhum comentário: