8 de outubro de 2008

mp3 do dia - passion pit

passion pit
Voz + sintetizador/teclado: tão simples, tão eficaz.

O electro/synth-pop nunca sai de moda. Todo mundo gosta. Pensa bem: New Order, Pet Shop Boys, Depeche Mode, Killers, The Postal Service... Todos artistas de porte, capazes de abarcar as audiências pop e indie, a um só tempo. Alguns são comedidos; outros, exagerados; mas todos se resumem ao binômio voz + sintetizador/teclado. Até o MGMT, mesmo com um disco mais próximo a Bowie com funk oitentista, tem como maiores sucessos duas músicas que são synth-pop puro, Time to Pretend e Kids.

O Passion Pit faz electro-pop. Em mais uma daquelas histórias boas demais para ser verdade (e típicas de assessoria de imprensa), o primeiro EP do projeto de Michael Angelakos, Chunks of Changes, foi feito para uma namorada do rapaz, como presente de Dia dos Namorados. Hmmmm. Aposto que o sujeito já tinha as músicas prontas e as lançaria de qualquer jeito. Esse truque é velho: quem nunca comprou um Wii e o "deu" para a namorada ou irmão mais novo?

Chunks of Change passa por momentos comedidos (os melhores) e exagerados. Na primeira categoria, I've Got Your Number brilha, voz + uma fundação eletrônica minimalista - o adjetivo mais usado no Dominódromo até hoje -, e um refrão incrível que toma o seu tempo (mais de 2 minutos) para surgir, triunfante. O silêncio torna tudo muito mais efetivo, cada nota precedida de uma expectativa, naquele fino equilíbrio que poucos (Junior Boys, o supracitado Postal Service...) conseguem achar. Pensando bem, isso é só voz + sintetizador/teclado, mas também é tão mais do que isso. E duvido que saia de moda.


[MP3: passion pit - i've got your number]
do disco chunks of change (2008)

Um comentário:

Dago Donato disse...

Passion Pit é foda! Tô escutando o EP deles em loop desde que vi o show deles abrindo pro Dodos.