22 de outubro de 2008

mp3 do dia - asobi seksu

asobi seksu
Devo ser o único fã de Asobi Seksu que não gostou tanto assim do Citrus. Ainda acho o disco de estréia, Asobi Seksu, muito melhor - os momentos mais belos eram infinitamente mais belos; os barulhentos, infinitamente mais barulhentos. No Citrus, esses extremos foram homogeneizados em músicas curtas e mais rígidas. E houve um equívoco na ênfase à voz aguda de Yuki Chikudate, que virou mais um porém do que um também para a verdadeira força da banda, suas guitarras absurdas.

Não entendo como ninguém concorda comigo: ainda hoje, as poucas músicas que fogem à regra, como a espetacular Red Sea, soam tão melhores do que Strawberries ou New Years, exemplos de uma forçosa tentativa de ser mais pop.

Nada contra a evolução para o pop. Basta ler o arquivo de MP3s do Dia para constatar como sou a favor dessa progressão. Basta que seja bem-feita e não sacrifique justamente aquilo que torna a banda tão especial.

E se o Citrus foi uma tentativa frustrada (e frustrante) de pop, Me & Mary, single novo do próximo disco do Asobi, é certeza irreprensível... Soa coerente com o som deles, mas vai muito além: uma bateria surpreendentemente agressiva, as mesmas guitarras absurdas supracitadas, e uma Yuki cantando com a moderação correta. É absolutamente pop, mas tem extremos, explosões, efeitos, ruídos, todos contidos em 3 minutos. Tudo se encaixou.


[MP3: asobi seksu - me & mary]
do single me & mary (2008)

Um comentário:

Guga Pitanga disse...

Ah, vai, o Citrus tbém é legal! =)

Abço,
Pitango
http://lenfantdeboheme.blogspot.com/