20 de agosto de 2010

MP3 do dia - Benoit Pioulard


Benoît Pioulard não é Benoît, nem Pioulard. Seu nome é Thomas Meluch. Ele escreve, fotografa e faz música. Nos três ofícios, passa a impressão de ser alguém que curte passeios pelo campo. Dá para imaginá-lo no alto de uma árvore, equilibrando-se sobre galhos, braço esticado rumo a uma goiaba. Será que é possível encontrar uma goiabeira nos Estados Unidos, em um passeio casual? Seria uma guava tree, fica a dica, nas palavras deles. Eu acho que não. Você precisaria de direções, ou um guia das goiabeiras americanas, ou um aplicativo de iPhone da Associação Americana de Produtores de Goiaba. Só quem sabe o que está fazendo é capaz de encontrar tão deliciosas frutas por aquelas terras.

Ah, estava falando do Pioulard. Eu gosto muito de sua música, sabe? E foi o Gustavo, que lembra um leão, mas é pacato como o senhor Meluch, quem trouxe as novas do novo LP, Lasted, o terceiro. Esta foi a missiva.

Lasted não traz a reinvenção de seu som. Continua calcado no seu meticuloso violão, modestas bases eletrônicas e a gentileza de sua voz, de um timbre tão próprio, muito maduro para a idade de quem a canta. Dos trabalhos anteriores, há uma discreta e solitária diferença: a maior restrição no uso de efeitos. O silêncio de Précis, o primeiro álbum, era gorjeado, meneio das folhas e reverberações. Aqui, há trechos bem limpos e com poucos pós-efeitos. Mas são esparsos. Ainda bem.

Explico: o moço sabe tramar belas melodias. Sem as texturas e as gravações de campo, porém, seu folk seria common folk. Talvez ele tivesse muitas goiabas a catar e um pouco menos de tempo para ficar em um estúdio fechado, manipulando geringonças frias.


[MP3: benoit pioulard - a coin on the tongue]
do álbum Lasted (2010)

FICHA
Quem: Benoît Pioulard (Thomas Meluch)
Onde: Portland, EUA
Myspace: http://www.myspace.com/pioulard

Nenhum comentário: