5 de janeiro de 2011

As 25 melhores músicas de 2010 (que você não ouviu) - parte 2

Sabe aquelas mil listas de melhores do ano que você leu? Eu também as li. Considero-as uma ótima forma de recapitular o ano.

"Mas então cadê a lista do Dominódromo de melhores músicas internacionais do ano?", você pergunta. Pois digo: gostamos de uma excentricidade por aqui e quisemos fazer algo diferente. A nossa seleção foi só de músicas espetaculares que estiveram em pouquíssimas (ou nenhuma) das tais listas. Achamos que elas merecem uma primeira chance, sabe?

E não diga que esta ausência nas listas foi por um bom motivo. Magoemos menos uns aos outros em 2011. Votos do Dominódromo.

PARTE 1 (04/01) - PARTE 2 (05/01) - PARTE 3 (06/01)

9) Beach Fossils - Time

Você encontra alguém pela primeira vez e, ainda assim, surge o sentimento de que o conhece por toda a vida. O destino conspirou: os dois nasceram para ser amigos, namorados, que seja. É um momento raro e deveras especial.

"Time", na minha primeira audição, pareceu uma velha amiga, fez sentido imediato, sabe? Bateria, guitarra, baixo e voz, em cadência perfeita, exatos para o meu gosto.

A rápida identificação é um claro sinal de que eles copiam outras bandas do meu gosto, claro. E quer saber? Achar menos da música por isso seria entojo barato, reclamação de barriga cheia. Se for para não reinventar a roda, que seja de forma tão irrepreensível quanto a dos Beach Fossils.


[MP3: beach fossils - time]

FICHA
Quem: Beach Fossils
Onde: Brooklyn, EUA
Myspace: http://www.myspace.com/beachfossils

10) Grouper - Hold
Grouper, ou Elizabeth Harris, parece ter a mesma ambição de muitos compositores clássicos: criar hinos para divindades. Não que ela acredite em alguma, deixo claro. "Hold" é pura enlevação religiosa, música que ascende a alma e preenche templos e te faz acreditar.

Acreditar em quê? No poder de criação do ser humano, o único que realmente importa, caramba.



[MP3: grouper - hold]

FICHA
Quem: Grouper
Onde: Portland, EUA
Myspace: http://www.myspace.com/grouperrepuorg

11) Fiveng - Give Me A Taste


Como é sabido para todos aqueles que moram ou moraram sozinhos, não fosse a mágica do tempero do saquinho ou das invenções que nascem do desespero do enjoo - ketchup, requeijão, cheddar derretido -, a dieta diária de Miojo não seria viável.

O electropop é o Miojo da música. Indicador saltando entre teclas, 3 minutos de alguma batidinha programada e rimas de amor; sua paleta sonora pouco muda. A salvação está na melodia, o tempero do saquinho. Enquanto ela for variada e distinta, a mágica do macarrão instantâneo eletrônico perseverará.

Nicholas Ng, o Fiveng, é um mestre-cuca nesta fina arte: "Give Me A Taste" é simples como ramen, mas as especiarias certas estão lá, despejadas em pitadas precisas.


[MP3: fiveng - give me a taste]

FICHA
Quem: Fiveng
Onde: São Francisco, EUA
Myspace: http://www.myspace.com/fiveng

12) Dale Earnhardt Jr. Jr. - Vocal Chords

O nome da banda é uma piada com um famoso piloto de Nascar. Não podia ser mais inapropriado: "Vocal Chords" é paciência e placidez, música para andar de bicicleta, tentando acertar as lindas harmonias vocais, tum-tum-tum para ficar esperto, não tenso, com os carros, olha o assobio fácil, agora dá para fazer igual e não parecer tão louco para os outros, se bem que nem estou aí para eles, só seus carros que demandam alguma atenção, obrigado, tum-tum-tum, pela atenção adquirida, eu prometo que vou te levar mais vezes para passear comigo.



[MP3: dale earnhardt jr. jr. - vocal chords]

FICHA
Quem: Dale Earnhardt Jr. Jr
Onde: Detroit, EUA
Myspace: http://www.myspace.com/daleearnhardtjrjr

13) Cults - Go Outside

Relaxe os ombros e respire fundo; deixe de lado a aflição, a neurose, as pobres unhas das suas mãos. Aquela fagulha de felicidade que está aí dentro de você, vacilante? Deixe "Go Outside" soprá-la, com cuidado, colocando-a para dançar, vestida de laranja, quente, no limite da exaustão. Tudo dará certo, vai por mim.


[MP3: cults - go outside]

FICHA
Quem: Cults
Onde: Nova York, EUA
Myspace: http://www.myspace.com/cultsband

14) Millionyoung - Hammock

"Hammock" nem se parece com algo que você ouviria incidentalmente na sua praia de preferência. Uma injustiça: ela cristaliza um verão ideal, daqueles que sempre terminam antes da hora. Você sabe do que estou falando: brisa do mar, preguiça sem culpa, pele quase em ebulição, romance despreocupado com mais nada... De alguma forma mágica, por ecos, poperô e um violão de Gypsy Kings, a música do Millionyoung expressa tudo isso e mais.

Pois viaje com fones de ouvido, carregue aparelhos microsystem por todos os lados, cantarole alto e tome à força o violão daquele cara chato do luau. "Hammock" será seu segundo protetor solar, uma barreira para que o Axé dos outros não desvirtue o seu verão.


[MP3: millionyoung - hammock]

FICHA
Quem: Millionyoung
Onde: Fort Lauderdale, EUA
Myspace: http://www.myspace.com/millionyoung

15) Twin Shadow - Slow

Ok, todo mundo resolveu hypar o moço. Tanto faz. Ouça "Slow" mais uma vez - duas, até! -, e dê uma passada por aqui, pois a música merece.


[MP3: twin shadow - slow]

FICHA
Quem: Twin Shadow
Onde: Brooklyn, EUA
Myspace: http://www.myspace.com/thetwinshadow

Nenhum comentário: