4 de janeiro de 2011

As 25 melhores músicas de 2010 (que você não ouviu) - parte 1

Sabe aquelas mil listas de melhores do ano que você leu? Eu também as li. Considero-as uma ótima forma de recapitular o ano.

"Mas então cadê a lista do Dominódromo de melhores músicas internacionais do ano?", você pergunta. Pois digo: gostamos de uma excentricidade por aqui e quisemos fazer algo diferente. A nossa seleção foi só de músicas espetaculares que estiveram em pouquíssimas (ou nenhuma) das tais listas. Achamos que elas merecem uma primeira chance, sabe?

E não diga que as escolhas abaixo não apareceram nas listas por um bom motivo. Magoemos menos uns aos outros em 2011. Votos do Dominódromo.

PARTE 1 (04/01) - PARTE 2 (05/01) - PARTE 3 (06/01)

1) How to Dress Well - Take It On (Holy Other remix)
how to dress well e holy other
Não seja cínico sobre a Witch House. É sério. Como toda febre cultural, o gênero, se é que dá para chamá-lo disso, tem um muito de modismo e alguns artistas charlatões. Mas não se engane: a avenida estética que se abriu para músicas inspiradas em fontes obscuras empolga e ainda tomará formas inesperadas. Falei um monte sobre o assunto aqui.

Um destes novos caminhos já me cativou. Este remix de "Take It On" foi a música que mais ouvi em 2010. O Holy Other, um projeto sem autoria declarada, pegou a obra de um artista já original, o How to Dress Well, e a transformou em algo ainda mais original. O que começou R&B que virou música experimental que virou uma nova matriz, ainda em formação diante dos nossos olhos.

Sobre o silêncio, há palmas, estalos de dedos, rajadas de percussão eletrônica e uma insistente cama sintetizada, enquanto a voz da canção original é transfigurada de formas que nunca ouvi antes.
A Witch House engrena quando revela a beleza oculta na sombra. E Take It On é bonita pacas.


[MP3: how to dress well - take it on (holy other remix)]

FICHA
Quem: How to Dress Well / Holy Other
Onde: Brooklyn, EUA / Gotemburgo, Suécia
Myspace: http://www.myspace.com/howtodresswell / http://www.myspace.com/holyother

2) Women - Eyesore
women
Public Strain, do Women, é o meu disco favorito de 2010. As razões para tal estão descritas aqui. Dele, "Eyesore", dentre tantas músicas espetaculares, é o destaque. Fincada no fim do disco, traz, na sua estranha estrutura e nas notas improváveis, a esperada meticulosidade da banda.

Explico: a esquisitice e o pavor por dogmas tornam Public Strain repetível ao infinito. Cada música é recheada de surpresas consecutivas e justificadas. Ainda que você já saiba o local de cada uma, elas ainda satisfazem, pois são inegáveis, como em uma segunda corrida em uma montanha-russa, sabe?

"Eyesore" é cheia dessas surpresas; a principal em seu final arrebatador, onde, ironicamente, aguarda o momento mais pop e redondo do Women. É como música composta por uma banda dos anos 60, alvejada por um relâmpago de pós-modernidade (ai) e sacudida, dentro de um instante, pelo conhecimento cultural de todo o rock, o folk e o pop feitos até 2010. Uma banda que viu tudo que se passou e decidiu-se: faremos diferente.



[MP3: women - eyesore]

FICHA
Quem: Women
Onde: Calgary, Canadá
Myspace: http://www.myspace.com/womenmusic

3) Baths - Indoorsy


É possível traçar algumas intersecções entre o Passion Pit e o Baths: o falsete, o sentimento escancarado e a solidão do processo de criação são pontos em comum. Enquanto o primeiro aspira por músicas de amor para pistas e rádios, porém, o último sofistica o seu romantismo. "Indoorsy" é cerebral e emocional, os dois lados do cérebro trabalhando em harmonia. A música é composta de uma só frase melódica, que vai se repetindo e repetindo, cada vez com uma intensidade diferente. A carga emocional da voz permanece a mesma, porém; quem evoca as diferentes emoções de cada trecho são os circuitos.


[MP3: baths - indoorsy]

FICHA
Quem: Baths
Onde: Chatsworth, EUA
Myspace: http://www.myspace.com/bathsmusic

4) Emeralds - Now You See Me

"Now You See Me" traz à minha mente a infantil imagem de um violão cósmico, cada corda reverberando em mil sons diferentes, sintetizados e em uma harmonia maior, incapaz de ser concebida por uma mente humana. É como se o universo entrasse em acordo para criar um ecossistema sonoro, um planeta de ondas que só permanecem em equilíbrio perfeito por menos de 4 minutos. E você pode estar lá dentro, admirando, um privilegiado espectador diante de uma sabedoria muito superior à sua.
É isto que é psicodelia?


[MP3: emeralds - now you see me]

FICHA
Quem: Emeralds
Onde: Cleveland, EUA

5) PS I Love You - Facelove

Paul Saunier é um super-herói. Seu poder? Conduzir eletricidade por sua guitarra, dobrando-a, estendendo-a, subjugando-a, como um titereiro, para criar o riff perfeito.
"Facelove" é suja, mas contundente; técnica, mas intuitiva. É rock absoluto, rasgado e glorioso, que nunca falha em destruir a indolência.


[MP3: ps i love you - facelove]

FICHA
Quem: PS I Love You
Onde: Kingston, Canadá
Myspace: http://www.myspace.com/psiloveyouband

6) Javelin - On It On It

A graça do Javelin está na forma que eles criam música nova a partir de matéria-prima do passado. Você reconhecerá nenhum som, no entanto: a transformação dos samples é radical, na qual cada timbre vira um instrumento em suas mãos. E os discos dos quais eles são extraídos são muito, muito obscuros. Palavra de quem deu uma volta com eles na Benedito Calixto.

Esta prática deságua em uma música que é, a um só tempo, nova e nostálgica, guiada por um desejo inabalável de colocar pessoas a sorrir e dançar. E você não imagina os bobos movimentos e expressões faciais que "On It On It" despertou em mim em 2010.


[MP3: javelin - on it on it]

FICHA
Quem: Javelin
Onde: Brooklyn, EUA
Myspace: http://www.myspace.com/hotjamzofjavelin

7) Sleep ∞ Over - Outer Limits

Você conhece o Beach House, certo? Baita banda. Teen Dream é o segundo melhor disco do ano, na minha opinião (você já sabe qual é o primeiro).

O Sleep ∞ Over lembra o dream pop imaculado da famosa dupla de Baltimore: nota-se a mesma estranha atemporalidade no som, que parece vir de um passado indefinido e idealizado, o sopro constante de teclas, as guitarras preguiçosas aqui e ali, as vozes que se dissipam vagarosamente. Sua beleza é sutil e sem esforço. Fica a impressão de que nunca expirará.


[MP3: sleep ∞ over - outer limits]

FICHA
Quem: Sleep ∞ Over
Onde: Austin, EUA
Myspace: http://www.myspace.com/sleepoverforever

8) Visions of Trees - Cult of Cobras

O gostinho tropical de "Cult of Cobras" não é praiano, mas amazônico. A música parece feita de água, com umidade preenchendo todos os espaços, percussão de bambus cheios de chuva, árvores sacudindo gotas que viram rios inteiros. A sonoridade intriga, sem afogar a melodia e a batida que levam a faixa adiante.


[MP3: visions of trees - cult of cobras]

FICHA
Quem: Visions of Trees
Onde: Londres, Inglaterra
Myspace: http://www.myspace.com/visionsoftrees

Nenhum comentário: