25 de abril de 2008

virada cultural está repleta de música também no cinema

Além do palco especial montado para as banda independentes na Virada Cultural, o evento ainda vai contar com muita música no cinema.

A Cinemateca Brasileira preparou uma programação especial para a virada, que rola neste final de semana, na madrugada do dia 26 para o dia 27. Serão apresentados filmes que tem tudo a ver com música. A programação é a seguinte:

18h00 - Dingo, de Rolf de Heer
Austrália/França, 1991, 35mm, cor, 109'
Colin Friels, Miles Davis, Helen Buday, Joe Petruzzi

A peregrinação de um jovem músico, de sua casa numa região pouco povoada na Austrália até o circuito de clubes de jazz parisiense, para encontrar o legendário trompetista Billy Cross (interpretado por Miles Davis). Essa é a única aparição do músico como ator em um filme. Um dos destaques de Dingo é o longo improviso de Miles na seqüência final.

20h00 - É Simonal, de Domingos de Oliveira
Rio de Janeiro, 1970, 35mm, cor, 95’ Exibição em DVD
Wilson Simonal, Irene Stefânia, Irma Alvarez, Oduvaldo Vianna Filho

Uma fã de Simonal se passa por jornalista para ficar mais perto do ídolo. Dirigido por Domingos de Oliveira (do clássico Todas as mulheres do mundo), esta comédia ingênua capta Simonal no auge de sua carreira e inclui cenas antológicas de apresentações do cantor no Maracanãzinho e na boite Sucata. Oportunidade única para rever ou conhecer este filme raro.

22h00 - Only the strong survive, de Chris Hegedus e D. A. Pennebaker
Estados Unidos, 2002, 35mm, cor, 95'
Rufus Thomas, Carla Thomas, Isaac Hayes, Wilson Pickett

O documentário faz um balanço da história da soul music através de entrevistas e de um grande show reunindo os músicos sobreviventes do elenco da gravadora Stax. O cast da Stax inclui grandes nomes da música negra americana dos anos 60 e 70 como Otis Redding, Rufus & Carla Thomas, Jerry Butler, Sam & Dave, Booker T. & The MGs, Wilson Pickett, Sam Moore e Isaac Hayes.

0h00 - Tommy, de Ken Russel
Inglaterra, 1975, 35mm, cor, 111’
Oliver Reed, Ann-Margret, Roger Daltrey, Tina Turner, Elton John, Jack Nicholson
Adaptação da ópera-rock Tommy, escrita pelo guitarrista Peter Townshend, lançada pelo The Who em 1969. Na versão cinematográfica, o vocalista Roger Daltrey encarna o jovem Tommy que, apesar de ter ficado cego, surdo e mudo ainda pequeno após presenciar o assassinato de seu pai pelo atual padrasto, se torna campeão mundial de pinball. Com grande elenco liderado pelos veteranos Ann-Margret (mãe de Tommy) e Oliver Reed (padrasto), inclui ainda muitas participações especiais de peso: Eric Clapton (como um pastor), Tina Turner (como a Rainha do Ácido), Elton John (como o Mago do Pinball) e Arthur Brown, além dos demais músicos do The Who.

2h00 - O lixo e a fúria (The filth and the fury), de Julien Temple
Inglaterra, 1999, 35mm, cor, 105’
Johnny Rotten, Sid Vicious, Paul Cook, Steve Jones, Glen Matlock

Documentário sobre a banda punk Sex Pistols, narrado pelos próprios integrantes do grupo que, pela primeira vez, vêm a público contar sua versão dos fatos. O diretor Julien Temple acompanhou o Sex Pistols desde o início de carreira e conseguiu reunir muitas imagens raras da banda e da época.

4h00 - Rockers, de Ted Bafaloukos
Jamaica, 1977, 35mm, cor, 100' Exibição em DVD
Leroy "Horsemouth" Wallace, Gregory Isaacs, Winston "Burning Spear" Bullocks

Baterista Leroy "Horsemouth" Wallace precisa arrumar um dinheiro extra e decide entrar para o ramo da venda e distribuição de discos. Elenco formado inteiramente por músicos e cantores de reggae, incluindo nomes de peso como Burning Spear, Gregory Isaacs, Big Youth, Jacob Miller, Robbie Shakespeare, Dirty Harry em performances antológicas. Todos os ambientes filmados são reais, inclusive o Harry J Studios, onde muitos clássicos do gênero foram gravados.

6h00 - Um samurai em Copacabana (Rio no wakadaishô), de Katsumi Iwauchi
Japão, 1968, 35mm, cor, 104’
Yuzo Kayama, Yuriko Hoshi, Kunie Tanaka, Ichirô Arishima

Outra raridade do acervo da Cinemateca Brasileira é esta comédia musical psicodélica sobre as aventuras do famoso cantor japonês de surf music Yuzo Kayama durante as férias de seu conjunto The Lauchers, no Rio de Janeiro. O estilo de Kayama e seus músicos – protagonistas de uma série de filmes voltados para o público adolescente – é decalcado da célebre banda americana The Ventures.

8h00 - Os reis do Iê-iê-iê (A hard day's night), de Richard Lester
Inglaterra, 1964, 35mm, pb, 87’
John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Ringo Starr
Registra um dia na vida dos Beatles, durante o auge da popularidade do grupo, e foi lançado quatro dias antes do álbum do mesmo nome – o primeiro a conter exclusivamente composições da dupla Lennon e McCartney – chegar às lojas. Comédia surrealista filmada num estilo próximo do "cinema verdade", o filme documenta o frenesi de centenas de fãs histéricas que perseguem os músicos pelas ruas de Londres. O número musical de Can’t buy me love, editado em sincronismo com a música, é citado como precursor do videoclipe.

10h00 - Downtown 81 (Idem), de Edo Bertoglio
Estados Unidos, 1981, 35mm, cor, 75’
Jean Michel Basquiat, Debbie Harry, Vincent Gallo, Arto Lindsay, Fab 5 Freddy

O artista Jean Michel Basquiat – então com 19 anos de idade – precisa vender um quadro para pagar um lugar onde dormir. Ele atravessa a cidade atrás de um comprador. De esquina em esquina, de clube em clube, Basquiat vai encontrando alguns dos principais nomes do underground nova-iorquino e suas principais variações da época: as cenas new wave, no wave e hip hop. Rodado no inverno de 1980, o filme só foi finalizado cerca de dez anos após as filmagens e inclui performances de Kid Creole and the Coconuts, Arto Lindsay e seu grupo DNA, John Lurie, The Plastics, entre outros, além dos grafiteiros Lee Quinones e Fab 5 Freddy.

12h00 - A rima e a razão (La rime et la raison), de Francis Guibert
França, 1992, Beta SP, cor, 55’ Exibição em DVD

De Paris a Marselha, o documentário revela as diferentes formas de expressão do movimento hip hop francês: o rap, o raggamuffin, o tag e o graffiti. Os jovens contam como criar meios de expressão artística a partir da rebelião social e individual. Com as participações dos artistas Puppa Leslie, Sound System Ghetto, Neuhof Attitude, MC Nora, Criminal Fax, X-Mob, Shuck, Créateurs Unique, IAM, Arnaud EPC, Saxo Kns Posse, Aldo b & Vr One, Chignole, M-Widi, Nénette, Massilia Sound System, Sud et Alors.

13h30 - Hip hop SP, de Francisco César Filho
São Paulo, 1990, 35mm, cor, 11’ Exibição em DVD

Mergulho no mundo do movimento hip hop de São Paulo quando este ainda estava no início de sua articulação. Imagens históricas de performances da dupla Thaíde & Dj Hum e dos b-boys da Backspin Crew no centro da cidade, onde tudo começou.

Batalha – A guerra do vinil, de Rafael Terpins
São Paulo, 2007, Beta digital, cor, 15’ Exibição em DVD
Animação realizada em stop motion, tem como cenário uma festa hip hop em uma favela de São Paulo e narra o duelo entre dois habilidosos DJs. De um lado do ringue, o DJ Black Jahmantha (interpretado pelo DJ King), já rico e famoso. Do outro, o talentoso e novato DJ Air (interpretado pelo DJ Cia), ainda em busca de seu lugar ao sol. Thaíde, pioneiro no movimento hip hop brasileiro, é o mestre-de-cerimônias da balada. Para contar essa história, o estúdio Terpins Greco, que trabalhou no projeto desde 2003, desenvolveu três cenários (o principal deles é uma enorme maquete composta por mais de 300 barracos), criou 28 bonecos para os personagens e produziu mais de 10 mil fotos. No total, mais de 40 profissionais, incluindo seis criadores, foram envolvidos na produção. O curta foi reeditado e exibido em episódios pelo Cartoon Network.

Freestyle: um estilo de vida, de Pedro Gomes
São Paulo, 2008, HD/Mini-DV, cor, 45’ Exibição em DVD

O freestyle (rima de improviso) como forma de manisfestação artística dos jovens que usam a
cultura hip hop em busca de uma melhoria de suas condições sociais. Através de depoimentos e imagens das "batalhas" entre os rimadores, o vídeo capta um universo rico e ainda encoberto pelo preconceito. Participações de Emicida, Projota, Kljay, Kamau, Slim Rimografia, Criolo Doido, DJ DanDan, Marcelo Gugu, Nocivo, DJ Primo, André Ramiro, Max B.O, DJ Babão, Cesar (Brutal Crew), Marechal, Simpson, Akira, Funkero, Shawlin, Chapadão e Xacau.

15h30 - L.A.P.A., de Cavi Borges e Emílio Domingos
Rio de Janeiro, 2007, DVCam, cor, 75’ I Exibição em DVD

Tradicional bairro boêmio do Rio de Janeiro, reduto de sambistas no início do século XX, o bairro da Lapa também serviu como ponto de encontro para rappers, DJ’s, grafiteiros e b-boys a partir dos anos 1990. O filme mostra, através de depoimentos dos principais MCs da cena, o cotidiano e o desenvolvimento da cultura hip hop na cidade. Participações de Funkeiro, Chapadão, Marcelo D2, Aori, Iky, Macarrão, Bnegão, Black Alien, Marechal, Buiu da 12, Gil, Airáocrespo, Kelson e Sheep.

Pretinho babylon, de Cavi Borges e Emílio Domingos
Rio de Janeiro, 2007, Mini-DV/Super 8, 17’ I Exibição em DVD
Mr. Catra, Bnegão, Cristiano "Talkmaster", Josemar "Cabeça", Jimmy Luv

Refilmagem malandra do longa Rockers ambientada na cena dub/reggae carioca e tendo como atores alguns dos principais nomes do underground local. Participações especiais de veteranos como Ras Bernardo, Nelson Meirelles e Nabby Clifford, de vários rappers e DJ´s da nova geração e dos músicos do coletivo Digital Dubs.


Serviço:
Sala Cinemateca/BNDES
Entrada: gratuita
Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Mariana // Tel: (11) 3512-6111 (ramal 215)

Nenhum comentário: