4 de março de 2009

era uma vez #1: vellocet - sunflowers on a reel


Começa hoje o especial Era Uma Vez, uma retrospectiva de 21 clássicos do indie nacional, escrita por Rodrigo Maceira. A introdução é do próprio, que estava lá, quando tudo isso aconteceu.

Once upon a time

Há dez anos, enquanto me divertia baixando músicas via AudioGalaxy e colecionava letras numa pasta polionda, decidi bolar um site, coisa simples, que reunisse artistas independentes nacionais. Naquela época, falava-se muito em guitar bands. Guitar ou indie, praticamente equivalentes. Lembro perfeitamente que precisava soletrar meu e-mail. Pouca gente sabia o que seria um indieplace@hotmail.com. Num determinado momento, para aliviar o ruído, forcei uma sigla besta, mas funcional. Indie Place virou IP.

A página durou pouco mais de dois anos e reuniu muita coisa, heranças de antes e legado que a própria história do site somou. Atualizava a página todos os sábados. E guardava qualquer manual de HTML que viesse num jornal. Passava madrugadas com a conexão ativa, o tempo do "pulso único". E o carteiro que entregava as correspondências em casa me conhecia pelo nome.

Esse retrospecto, no fundo, é uma festa particular. Mas tem também, espero, a missão de apontar nomes e, em alguns casos, recuperar personagens que pensaram e agiram à frente, na lógica do ipod da rapaziadinha que hoje faz fila no StudioSP. Esqueci milhões de detalhes: nomes, títulos, ano e lugar. O mais importante, acho, são as músicas e os artistas, pingados nos próximos dias, que souberam entender a revolución da música na última década do século passado.

Bom apetite.

Rodrigo Maceira

-----

Era uma vez #1 - Vellocet - "Sunflowers on a reel"

"Sunflowers on a reel", nessa versão batizada de diet, estava na Demonstration tape no 1, fitinha lançada pela Slag, em 99 (se não me engano). Um dos grandes momentos do ano e, sem dúvida, uma das principais demos do catálogo do selo. Belas melodias e harmonias vocais, guitarras emparelhadas, letras boas e em inglês, com refrões matadores: "And the sun will open up your eyes, and the sun will see some rainbows here"! Quando resenhei a fita anos atrás, falei, não sei bem a razão, em Catherine Wheel. Agora, escutando de novo, vejo que tem Ride, com sotaque mineiro, e alguma coisa do Bluetones, tudo muito bem costurado.







[MP3: vellocet - sunflowers on a reel]

Não sei exatamente como, nem em que medida, mas os Vellocet desdobraram-se em Valv, Multisofá, Tênis e Bay King Music, sempre em BH. Deixo também o clipe de "Inside my mind (again)".

Um comentário:

Fernando Tubbs disse...

Valu Fernando...
Inside my mind ´da hora

abraço