2 de junho de 2009

não é carne nem peixe #17 - twin sister

twin sister
Entrevista com o Twin Sister, por Felipe Gutierrez.

Você pode apresentar a banda?

Eu, Eric (guitarra, vocais), toco com e sem o Bryan (bateria) por quase oito anos. Conheci a Andréa (vocal) quando tinha 13, e éramos um duo folk por alguns anos, nosso nome era Storm Petrel. Tínhamos músicas sobre os gatos dela, nossos quintais, pinturas, etc... Uma música (chamada Twin Sisters) era sobre uma pintura grande penduranda nas costas de um peixe dourado gigante.

Como somos cinco compositores, trocamos canções por anos. Em junho de 2008 começamos a tocar como uma banda única porque estávamos cansados de gravar sozinhos nos nossos quartos. Levou alguns meses para aprender a colaborar, mas bolamos um sistema que deixa cada um ser criativo e totalmente necessário ao processo musical.

Nosso EP é uma representação engraçada de nossa mistura.

Dry Hump, na verdade, foi gravada há dois anos, quando consegui meu equipamento de gravação. Me lembro de estar tão assustado quano mandei para o Bryan, que estava em Austin na época. No último verão, revisitamos a gravação original como uma banda completa, remixamos e até gravamos uma versão mais longa, de dez minutos, que se pode encontrar no site.

Ginger é quase tão velha quanto; a versão original, de uns três anos, era muito baseada em percussão, usando pequenos sinos e os zíperes de nossas roupas. Muito de quarto. Lá por maio de 2008 nós fizemos a versão do EP depois de escutar muito Kate Bush e Cocteau Twins. Fato engraçado: Bryan, Dev e Gabe tocam guitarra nessa. Eu toco bateria!

Nectarine é antiga, também. É a segunda canção que compomos juntos Não sei sobre o que é. Depois de gravarmos, passamos tudo para um cassete que o Gabe trouxe. Hoje tocamos uma versão muito diferente.

I Want a House foi escrita quando a Andréa e eu fazíamos gravações em casa, como um duo. Na época, a gente trabalhava no mesmo lugar, uma empresa que fazia e entregava cestas de frutas. Ela entregava e eu trabalhava na loja. Um dia, ela deixou uma mensagem no telefone com a parte dos vocais e a letra. Não sei bem de onde veio, mas nós tínhamos nos mudado recentemente para um apartamento de porão – sem janelas, carpete...talvez isso explique a letra.

Vi na sua página na internet que vocês sobem algumas melodias e ideias musicais que ainda não são canções. Para que vocês fazem isso?

Dev (que toca guitarras e teclado): Pessoalmente, eu gosto de ter um registro de todas as coisas musicais que fazemos. Se nós mantivermos isso, em anos teremos uma história completa da evolução das nossas canções. Qualquer valor que gente de fora da banda leve de nossas ideias semi-formadas é um bônus extra. Hoje em dia, a parte mais difícil de ter uma banda é conseguir e manter a atenção de alguém. Acho que dar o nosso EP de graça e divider tudo que fazemos é uma maneira de fazer isso acontecer.

Tem essa música, I Want a House, na qual a cantora expressa o desejo por uma casa na qual ela vá morar com o namorado. Onde os membros da banda moram, e com quem?

Eric: Nós todos quase vivemos juntos em algum momento. A Andrea e o Bryan moravam numa casa muito velha em East Setauket, Long Island, há uns anos. Então eu e ela moramos juntos no apartamento porão que mencionei. Era o piso de baixo de uma casa que eu cresci. Foi quando consideramos seriamente tocar juntos como uma banda de cinco pessoas. Quase todo o nosso EP foi gravado lá, e nossos ensaios também. Gabe e Bryan vinham e dormiam no chão por dias no último verão.

Agora o Bryan e eu moramos em Crown Heights, no Brooklyn, o Dev fica a uma viagem de ônibus de distância, em Bushwick. O Gabe e a Andréa moram a uma hora do Brooklyn, que é onde nós nos encontramos para ensaiar.

3 comentários:

Rodrigo disse...

O violão que abre "Nectarine" é belo!

fernando araújo disse...

Ele lembra, e muito, Kaki King.

fernando araújo disse...

Essa música aqui, para ser mais específico.