14 de setembro de 2009

MP3 do dia - Little Dragon


Então, acaba de sair o segundo disco do Little Dragon, e digo que será difícil achar electro-pop mais convincente em 2009. Você duvida? Posso oferecer duas razões para esta afirmação premonitória. Aqui vão elas.

Primeira razão: há groove de sobra na música, raridade entre a nova turma do glo-fi, muito mais focada em romance e psicodelia derretida. Machine Dreams, na contramão, é dançante pacas.

Segunda razão: o álbum é um tratado em eficiência e minimalismo. Não há guitarras, notas sustentadas de sintetizadores ou centenas de efeitos; nenhum som é desperdiçado. Tudo pega na veia, de forma incontestável. Assim, os dois pontos fortes do Little Dragon, o supracitado groove e o charme da vocalista niposueca Yukimi Nagano, soam muito mais contundentes.

Um exemplo claro dessa concisão está em Looking Glass, que parece uma versão do Prince para Blue Monday, só que gravada em Gotemburgo.


[MP3: little dragon - looking glass]
do álbum machine dreams (2009)

Em Runabout, Nagano brilha novamente, desenhando, aqui e ali, fraseados cheios de melodia e soul (midniiiight, yoouuu, let goooooo), enquanto um linha nervosa de baixo, batidas secas e, acredite, tambores de latin jazz cravam uma fundação ridiculamente dançante.


[MP3: little dragon - runabout]
do álbum machine dreams (2009)

E ainda sobraram músicas para o post: My Step, com seu absurdo refrão motorik, é uma joia; Feather, com sua transcendência dream-pop, idem... E por aí vai. Machine Dreams é um daqueles raros álbums dos quais todas as faixas valem a pena. Obrigatório!

FICHA
Nome: Little Dragon
Onde: Gotemburgo, Suécia
Myspace: myspace.com/yourlittledragon

Nenhum comentário: