26 de fevereiro de 2010

Resumão de notícias: a banda nova do baterista do Sonic Youth, os preparativos para a turnê de reunião do Pavement e o disco novo do LCD Soundsystem

* O baterista do Sonic Youth, Steve Shelley, montou uma banda nova chamada The High Confessions. Além dele, a banda conta com Chris Connelly (Ministry, Revolting Cocks, Pigface), Sanford Parker (Minsk, Nachtmystium, Buried at Sea), e Jeremy Lemos em sua formação.

O primeiro disco deles, Turning Lead Into Gold With the High Confessions, será lançado no meio do ano.

Dica do Bruno Scartozzoni.

* Quer saber como andam os preparativos para a turnê de reunião do Pavement? Se a resposta é sim, é só você dar um pulo no blog do guitarrista da banda, Scott Kannberg. Ele está postando fotos e alguns pensamentos sobre o processo todo.

E se só isso não for o suficiente para você, é só entrar na página do YouTube do baterista, Steve West. Ele colocou vários vídeos lá com seus companheiros do Pavement.

* O James Murphy disse no twitter que o disco novo do LCD Soundsystem já está gravado, e o material já está nas mãos do Bob Weston para ser masterizado.

Além da novidade, Murphy também andou postando no YouTube alguns vídeos mostrando um pouco do processo de gravação do álbum.

Thom Yorke toca músicas novas em show solo. Veja vídeos

Ontem, o Thom Yorke fez um show solo no Cambridge Corn Exchange, e tocou três músicas novas durante a apresentação.

Olha aí como foi:

The Daily Mail

Give Up The Ghost

Mouse Dog Bird

24 de fevereiro de 2010

Clipe novo do Little Dragon: Blinking Pigs

Clipe novo do Pantha Du Prince: Stick to my Side

Vênus de Milo com dois braços #15: Melodia Emprestada

Por Bruno Scartozzoni.

Desde o início uma das graças da cena hip hop era justamente pegar trechos de músicas já gravadas e fazer disso algo totalmente original.

Quando isso deixou de ser uma cena independente para se tornar uma indústria milionária (principalmente nos Estados Unidos), os donos dessas "melodias emprestadas" começaram a querer cobrar pela infração dos direitos autorais.

Copyright Criminals é um documentário sobre esse tema que estreou no começo desse ano. Interessantíssimo. O trailer você vê aí embaixo:

via

Clipe novo do Hidrocor: Planos Pro Ano Que Vem

Como tudo que o Hidrocor faz, o clipe novo deles, para a música Planos Pro Ano Que Vem, ficou uma belezura! Olha que capricho:

Clipe novo do JJ: Let Go

22 de fevereiro de 2010

Made in Paraguay #30: Harvest Moon (Neil Young) por Justin Vernon (Bon Iver) e Annie Clark (St. Vincent)

Em janeiro, o Justin Vernon, também conhecido por seu projeto Bon Iver, Annie Clark, voz por trás do St. Vincent, e Brad Cook, do Megafaun, se juntaram sob o nome Songer Singwriter para se apresentarem em um show beneficente para arrecadar dinheiro para o Haiti.

Entre as várias músicas lindonas que eles tocaram está esse cover de Harvest Moon, do Neil Young. Saca só:

Clipe novo do Raveonettes: Heart of Stone

Alguém mais lembrou do Tim Burton com esse clipe do Raveonettes?

Ouça música nova da Feist: He Was Free

A Feist tocou a faixa inédita He Was Free, em um show dentro da Cultural Olympiad, que está rolando em Vancouver, paralelamente aos Jogos Olímpicos de Inverno.

E falando na Feist, na semana passada, o Broken Social Scene liberou para download gratuito, no seu site, a faixa World Sick. A música faz parte do novo disco da banda, Forgiveness Rock Record, que sai no dia quatro de maio.

Para quem ainda não baixou, o link está aqui.

Clipe novo da Phenomenal Handclap Band: Baby

19 de fevereiro de 2010

Resumão de notícias: Sonic Youth faz disco com Yoko Ono, novo álbum do Dosh, The xx ao vivo, Dirty Projectors tocando com a Solange, e a volta do Hole

* O Thurston Moore escreveu no seu blog que ele e a Kim Gordon vão gravar um disco com a Yoko Ono nesse ano, mas não deu mais detalhes sobre o projeto. Vamos ver o que sai!

* O quinto disco do sensacional Dosh chega às lojas no dia 13 de abril, e vai se chamar Tommy. Já dá para ter um gostinho do álbum ouvindo a faixa Subtractions, aí embaixo:


[MP3: dosh - subtractions]

* No mesmo dia em que é lançado o disco do Dosh, o MGMT bota no mundo o seu segundo disco Congratulations.

* No último final de semana o Dirty Projetors tocou na afterparty da Fashion Week, que a The Opening Ceremony promoveu no Ace Hotel, em Nova York.
Durante a apresentação a Solange Knowles, que tem um pézinho na cena alterneba, fez participações em Cannibal Resource, Stillness Is The Move e em uma versão de Tell Me, do Groove Theory.
Stillness Is The Move

Tell Me (Groove Theory)

Cannibal Resource


* A Courtney Love reapareceu com o "Hole" no último final de semana, no programa da BBC, Friday Night With Jonathan Ross.
A faixa escolhida para o debut da nova formação foi Samantha. O disco novo do Hole, Nobody's Daughter, sai no dia 27 de abril.

Clipe novo do Vampire Weekend: Giving Up the Gun, com participações de Jake Gyllenhaal, Joe Jonas, RZA e Lil Jon.

Caiu na internet o clipe de Giving Up The Gun, do Vampire Weekend, com as presenças ilustres de Jake Gyllenhaal, Joe Jonas, RZA e Lil Jon.

Clipe novo do Caribou: Odessa

Clipe novo do Late Of The Pier: Best In The Class

Vênus de Milo com dois braços #14: Cassete, olha o K7!

Por Bruno Scartozzoni.
Olha bem essa imagem. É uma foto tirada em 1993, certo?
Errado. Não sei a data, mas é uma foto bem recente, tirada em Omã, por Jan Chipcase, um cara que roda o mundo, principalmente em lugares fora dos grandes centros, em busca de insights.
A gente fica falando aqui sobre novas tecnologias, mp3 e o escambau, e aí é só se afastar um pouco dos grandes centros (lembrando que o Brasil também não é um) para encontrar velhas tecnologias convivendo com as novas. Em outras palavras, no mundo as coisas acontecem fora de sincronia. Na indústria da música não poderia ser diferente.
Lembro que quando fui para o Egito, em 2001, também vi várias banquinhas como essas. Naquele tempo já fiquei chocado por quase não haver CDs. Pelo jeito o cenário nessa região do mundo não mudou muito.

10 de fevereiro de 2010

Resumão de notícias: Discos novos do Strokes e Broken Social Scene, Yacht faz cover de Weezer e a volta do Garbage

* O Fabrizio Moretti declarou que o Strokes pretende lançar o seu tão aguardado disco em setembro, se tudo der certo.

Além disso ele disse que todos da banda estão colaborando na composição das novas músicas, e que eles estão se divertindo a valer nas gravações. O álbum está sendo produzido por Joe Chiccarelli.

* Outro disco aguardadíssimo que está prestes a sair do forno é o do Broken Social Scene. A banda, que não lança nada em conjunto desde 2005, coloca seu próximo álbum nas ruas no dia 04 de maio.

O disco vai contar com a participação de toda a galera das antigas do projeto como a Feist, Amy Millan, Emily Haines e Jason Collett, entre outros, além de algumas novas "aquisições".

* O incrível Yacht fez uma versão de Holiday, do Weezer, para fazer parte de um EP que a dupla acaba de lançar através do iTunes.

O mais curioso da história é que a Claire Evans era a dona do segundo site mais popular de fãs do Weezer, o Geekrocklove.

Para ouvir a versão, é só clicar aqui. Para comprar o EP, é só clicar aqui.

* O Garbage está de volta! Depois de anos em pausa, a banda está gravando junta de novo. A Shirley Manson contou a novidade em um post no seu Facebook, mas não deu mais detalhes sobre um disco novo.

Clipe novo do Two Door Cinema Club: Undercover Martyn

Vênus de Milo com dois braços #13: Música acompanha

Por Bruno Scartozzoni.

Outro dia escrevi sobre o cara que inventou as capas de disco como as conhecemos e revolucionou a indústria da música. Hoje em dia, com mp3 e o escambau, acho que isso tem cada vez menos importância para a maioria das pessoas, pelo menos para o consumidor de música comum.

Para os retardados, que nem o pessoal aqui do Dominódromo, capa ainda é importante. Primeiro porque é uma coisa legal. Segundo porque dá uma unidade ao álbum, que é um trabalho artístico com começo meio e fim. O que seria do Black Album do Metallica se a capa fosse verde? ;)

Esse ranking das melhores capas de discos de 2009 é um deleite. Não concordo com o primeiro lugar, que ficou com Muse, mas aí tem pelo menos 20 obras de arte para serem apreciadas. Música acompanha.

Dica da @babee.

9 de fevereiro de 2010

Resumão de notícias: Nelly Furtado no cinema, Arcade Fire e Grizzly Bear no Super Bowl e muito mais!

* A Nelly Furtado se rendeu aos encantos do cinema, e resolveu "atacar de atriz". Ela vai participar do filme Score: A Hockey Musical, que já está sendo produzido, no Canadá, e é dirigido por Michael McGowan. Ela vai interpretar uma fanática por Hockey.

* O Arcade Fire tinha anunciado, na semana passada, que ia permitir o uso da sensacional Wake Up, em um comercial da NFL, para arrecadar dinheiro para o Haiti.

O Super Bowl foi no último domingo, e o anúncio já foi ao ar. Olha aí como ficou:



* Outra banda que deu as caras no Super Bowl foi o Grizzly Bear. A banda liberou Two weeks para um comercial da Volkswagen que foi ao ar no intervalo da final do futebol americano.



* O Phoenix está trabalhando na trilha sonora do próximo filme da Sofia Coppola, Somewhere. Os detalhes sobre o longa ainda não foram divulgados, mas já se sabe que ele se passa em Los Angeles.

* A Zooey Deschanel vai estrelar o piloto de uma série nova da HBO, baseada no livro I'm With The Band: Confessions Of A Groupie, escrito pela mega groupie Pamela Des Barres, que também influenciou a personagem Penny Lane, vivida por Kate Hudson no filme Quase Famosos. A série ainda não tem previsão de estreia.

* O MGMT revelou todos os detalhes do seu tão esperado disco novo. Ele vai se chamar Congratulations, e, segundo uma contagem regressiva no site da banda, deve ser lançado no dia 13 de abril.

A tracklist do álbum é a seguinte:

01. It's Working
02. Song for Dan Treacy
03. Someone's Missing
04. Flash Delirium
05. I Found a Whistle
06. Siberian Breaks
07. Brian Eno
08. Lady Dada's Nightmare
09. Congratulations

* A Rihanna contou para o Jojo Wright que já viu um exorcismo ao vivo, e deu todos os detalhes.

5 de fevereiro de 2010

Sábado, 06/02, tem Fricassé, nossa nova festa no Sonique

Nesse sábado, 06/02, o Dominódromo assume a cabine de DJ do Sonique, somente com uma regra em mente: se for dançante, está valendo.

Espere uma verdadeira salada de passado, presente e futuro; do pop, do rock e do eletrônico; dos megastars mundiais ao moleques que criam música nova em seus laptops. Tudo de forma espontânea, sem perder o passo.

FRICASSÉ @ Sonique

Misturas e experimentos pop
Sábado, 06/02, às 20h
DJs: Fernando Araújo, Karen Kopitar e Rodrigo Maceira
Entrada: mulher vip e homem R$ 40,00 de consumação
Endereço: Rua Bela Cintra, 461 - Consolação

3 de fevereiro de 2010

Ouça música nova do Girls, Honey Bunny

O Girls tocou uma música nova chamada Honey Bunny, ontem, em um show que os caras fizeram em New Orleans. Ouve aí:

Dominódromo agora tem twitter

Demorou, mas chegou! Além dos twitters individuais de cada um da equipe @kkopitar, @fearaujo, @sinopuedobailar, @brunoscarto e @gutierrezfelipe, o Dominódromo agora tem twitter próprio. Para saber tudo o que acontece por aqui e participar de promoções exclusivas, é só seguir @dominodromo.

Vênus de Milo com dois braços #12: Listas do Futuro

Por Bruno Scartozzoni.

Festas de final de ano significam muitas coisas. Shoppings lotados, troca de presentes, abraços fraternais, grandes banquetes, um monte de expectativas e, é claro, listas, muitas listas com as melhores e piores coisas que aconteceram no 365 dias anteriores.

Você aí que é ligado no mundo da música já deve ter se deparado com dezenas de listas desse e daquele site, com os álbums que mais fizeram a diferença em 2009. Para a indústria esse é um momento importante pois acaba sendo um último suspiro no esforço de divulgar um disco. Por exemplo, só agora, vendo uma dessas listas, percebi que havia esquecido de ouvir o novo álbum do Franz Ferdinand.

Mas o motivo desse post é uma lista específica, a da Last.fm. Para quem não conhece, trata-se de uma rede social que armazena informações sobre os hábitos e gostos musicais de cada usuário, mostrando o quanto fulano e sicrano são parecidos, ou diametralmente opostos, nesse quesito. Volta e meia visito o perfil do Fernando e da Karen para saber o que eles estão escutando...

E o que a lista deles têm que as outras não têm? Simples. Informações e mais informações. Por exemplo, quantas vezes durante o ano as pessoas ligadas àquela rede escutaram músicas daquele álbum. Lady Gaga, a campeã, foi escutada mais de 18 milhões de vezes por mais de 750 mil usuários diferentes.

Outro dado interessante é o quão rápido aquele álbum se tornou um hit, ou seja, se foi um fenômeno instantâneo ou se demorou um tempo para maturar. E mais surpreendente ainda é ver a atividade dos usuários em relação àquele álbum durante o ano, mês a mês. Em quase todos o que dá para notar é que há um pico próximo ao lançamento, e depois, ao longo do ano, o número de ouvintes mais ou menos dobra em relação aos níveis anteriores. Isso significa que as pessoas continuam escutando um bom novo álbum por muitos meses até se enjoarem.

Se você quer saber quais foram os melhores álbums obscuros e artisticamente relevantes de 2009 essa talvez não seja sua lista, mas se tiver alguma curiosidade em relação ao mercado e ao comportamento dos consumidores, ou ouvintes, vale uma meia hora para explorar todos os dados.