3 de fevereiro de 2010

Vênus de Milo com dois braços #12: Listas do Futuro

Por Bruno Scartozzoni.

Festas de final de ano significam muitas coisas. Shoppings lotados, troca de presentes, abraços fraternais, grandes banquetes, um monte de expectativas e, é claro, listas, muitas listas com as melhores e piores coisas que aconteceram no 365 dias anteriores.

Você aí que é ligado no mundo da música já deve ter se deparado com dezenas de listas desse e daquele site, com os álbums que mais fizeram a diferença em 2009. Para a indústria esse é um momento importante pois acaba sendo um último suspiro no esforço de divulgar um disco. Por exemplo, só agora, vendo uma dessas listas, percebi que havia esquecido de ouvir o novo álbum do Franz Ferdinand.

Mas o motivo desse post é uma lista específica, a da Last.fm. Para quem não conhece, trata-se de uma rede social que armazena informações sobre os hábitos e gostos musicais de cada usuário, mostrando o quanto fulano e sicrano são parecidos, ou diametralmente opostos, nesse quesito. Volta e meia visito o perfil do Fernando e da Karen para saber o que eles estão escutando...

E o que a lista deles têm que as outras não têm? Simples. Informações e mais informações. Por exemplo, quantas vezes durante o ano as pessoas ligadas àquela rede escutaram músicas daquele álbum. Lady Gaga, a campeã, foi escutada mais de 18 milhões de vezes por mais de 750 mil usuários diferentes.

Outro dado interessante é o quão rápido aquele álbum se tornou um hit, ou seja, se foi um fenômeno instantâneo ou se demorou um tempo para maturar. E mais surpreendente ainda é ver a atividade dos usuários em relação àquele álbum durante o ano, mês a mês. Em quase todos o que dá para notar é que há um pico próximo ao lançamento, e depois, ao longo do ano, o número de ouvintes mais ou menos dobra em relação aos níveis anteriores. Isso significa que as pessoas continuam escutando um bom novo álbum por muitos meses até se enjoarem.

Se você quer saber quais foram os melhores álbums obscuros e artisticamente relevantes de 2009 essa talvez não seja sua lista, mas se tiver alguma curiosidade em relação ao mercado e ao comportamento dos consumidores, ou ouvintes, vale uma meia hora para explorar todos os dados.

Nenhum comentário: