19 de março de 2008

orquestra robótica

Seriam as máquinas capazes de criar arte? Mais: poderiam elas, pasmem, nos emocionar? Foi dessa provocação que nasceu o projeto Absolut Machines.

A vodka sueca Absolut convocou Dan Paluska, Jeff Lieberman e o time da Teenage Engineering para criar máquinas capazes de responder "sim" às perguntas acima. No site www.absolutmachines.com, você pode conhecer um pouco mais sobre o projeto e, ainda por cima, interagir com as duas máquinas criadas, em tempo real.

A minha instalação favorita é a Absolut Quartet, montada em Nova York. Trata-se de uma espécie de orquestra robótica, ativada por uma melodia simples, criada por você, no teclado do computador. A partir desse motif, ela começa a improvisar uma sinfonia única, usando marimbas, bolas de ping-pong e taças de vinho, de forma surpreendentemente humana. Por um momento, de fato, você esquece da metonímia objeto-inventor: desaparecem as horas de programação de software, a inserção de variáveis para cada nota inserida, a montagem de cada parte da geringonça, e a composição da música parece inata à máquina.

A título de ilustração, fica aqui o vídeo da Primeira Sinfonia do Dominódromo.

Nenhum comentário: