7 de maio de 2009

dominódromo indica - alandelon no berlin



O AlanDelon toca nesta sexta-feira (08/05), no Berlin, e o Rodrigo aproveitou para conversar com a banda sobre o show e outros assuntos sortidos.

Entrevista com AlanDelon, por Rodrigo Maceira.

Gabrielle: "tenho preguiça desse seu jeito de ouvir música". "Preguiça, Gabrielle?". "É, muita preguiça, Fraçois". "Mas eu só coloco o disco". "O disco, querido, você coloca o disco". "Tem jeito de escutar música?". "Você tem". "Quero comer uma madeleine". "Sobrou na cozinha, acho". "Mas quero da Confiserie". "Ficou difícil". "Passa a faixa pra mim, mon ami". "Alguma?". "Tem aquela banda brasileira, sabe?". "Com nome francês?". "É, adoro 'It all"."Você dança comigo?"."Cours, mon cher ami. Cours."

Como e quando vocês formaram o AlanDelon?
Esta é uma história bem comprida. Mas, basicamente, AlanDelon surgiu em função de dois fatores:
1o. fator - Nossa total falta de sorte em conseguir encontrar e manter músicos que quisessem encarar um projeto de música própria e formar uma banda totalmente independente.
2o.: falta de grana pra gravar em estúdio.Após muitas cabeçadas à procura de pessoas para integrar o projeto, desistimos de procurar, e começamos a fazer tudo sozinhos: criar, gravar instrumento por instrumento, mixar, produzir etc. Isso tudo foi no ano passado - de agosto a outubro mergulhamos em todo o processo de criação e gravação, que culminou com a disponibilização das faixas no myspace.

Quem está na banda? Projetos/grupos anteriores?
Atualmente somos em 5, pois, após a divulgação das músicas, conseguimos finalmente encontrar nossas 'caras-metade', pra tocar com o projeto ao vivo. Hoje, somos: Gigi (voz, guitarra), Roy (voz, guitarras), Marilia Denobre (teclados), Ugo St. Ugo (bateria) e Mel Char (baixo). A maioria de nós já havia tocado por aí com bandas cover e próprias. A entrada do pessoal foi muito importante porque a interação para tocar ao vivo não seria a mesma coisa sem eles.

Existe um clima de bar retrô nas músicas de vocês. Néon e performance meio crooner. O que também faz parte da música da banda, mas não salta aos olhos?
Uma coisa que está nas músicas porém não salta aos olhos são nossas limitações, que, obviamente, tentamos maquiar com inclusão de elementos e climas que caracterizam a nossa música. Tudo também que vivenciamos ou que nos impressiona acaba saindo pra música, mas de forma totalmente inconsciente, porque a gente nunca senta pra compor e diz 'vamos falar sobre isso'. Porém, quando olhamos o resultado, vemos que vazou alguma coisa para a música: pode ser um filme, como o Batman na "Let's put a smile on that face", ou uma história triste contada por alguém como na "Heart"(neste caso, a história triste foi contada pela mãe de Gigi).
Além disso, tocando num assunto mais prático, se você se esforçar bem, sem precisar girar o disco de trás pra frente (rs), você poderá ouvir nas músicas gatos miando, interfone tocando, pessoas conversando... Só pra dar um exemplo: a introdução da "Heart" é um carro passando na rua, que teve seu som captado no momento da gravação da voz, e foi mexido com flangers e reverbs. Sabemos que num estúdio isso jamais aconteceria, mas, por outro lado, não quisemos perder a espontaneidade das gravações. Fora que as pessoas às vezes pensam que está melhor do que pensamos que seria.

Vocês comentaram que já têm disco. Como publicaram? Quando?
Isso é intriga da oposição! (rs). Na verdade, nós temos 10 músicas, massssss não lançamos nenhum disco. Mas se você contar que um cd com 10 músicas gravado aqui em casa mesmo também é um disco, então, temos um disco. Depende tudo do referencial. A curto prazo, a gente planeja vender nos shows e tal; a longo prazo, quando o dinheiro estiver pingando com mais força, daremos de graça pra quem comprar o ingresso.

Música ou cinema?
Arte, venha como vier.

Lou Reed ou Alain Delon?
Há algumas divergências na banda sobre o que é melhor. Lou Reed é bom pra alguns e ruim pra outros. Alain Delon tem que nos desculpar, mas os filmes a que eu (Gigi) assisti dele quando criança já evaporaram da minha cabeça. Mas li muito sobre ele uma vez, e temos, de fato, simpatia por sua figura e por sua vontade de mostrar que era bom ator e não só um cara bonito. Fora que adoramos o nome dele. hoho

A voz da chanson? E o melhor da bossa nova?
Sinceramente, correndo o risco de sermos apontados como ignorantes, temos que admitir que não conhecemos muito estes estilos musicais, e que qualquer semelhança com a gente pode ser mera coincidência ou até mesmo puro 'espírito da época'. Então, preferimos nem falar sobre isso pra não correr o risco de falar besteiras. Conhecemos bossa nova e tudo, claro, qual brasileiro não conhece? Mas não conhecemos tão a fundo a ponto de falar qualquer coisa profunda sobre ela ou sobre o melhor dela, nem sobre seus rumos. Não sei se inconscientemente a gente fez coisas semelhantes a isso; às vezes, a gente é apontado como isso ou aquilo: 'lisérgico', 'descontraído', 'psicodélico', mas tudo que a gente tentou foi fazer uma coisa gostosa de ouvir (pra gente).

Como será o show de sexta?
Esperamos que seja ótimo e que todos que lerem isso aqui estejam lá. E que quem viajou recentemente pra qualquer país onde haja a gripe suína, e for ver o show, vá com uma máscara cirúrgica, vendida nas melhores farmárcias a R$3,00 cada. hoho. Esperamos ainda mais que, de alguma forma, a gente consiga tocar as pessoas que forem assistir, porque somos gratos a todos que nos ouviram no myspace e também por todas as mensagens que temos recebido. As pessoas são muito bacanas, e merecem ter uma diversão bacana, então estamos nos esforçando pra fazer esse show bem legal.

www.myspace.com/aldln

Berlin
Rua Cônego Vicente Miguel Marino, 85, Barra Funda
Fone: (11) 3392-4594
Entrada: R$ 10,00

Nenhum comentário: