28 de agosto de 2007

mp3 do dia - les savy fav

Muitos nunca levaram o Les Savy Fav a sério. A verve, digamos, performática da banda, formada dentro da lendária Rhode Island School of Design (origem comum à do Talking Heads), costuma ser interpretada como mera palhaçada. Um show do LSF envolve suor, pêlos, fantasias ridículas e interação irrestrita da platéia, para o pavor da nação blasé.

O vocalista, Tim Harrington, é a antítese do indie, o tio barrigudo que adora falar alto e abraçar estranhos. Nos shows do LSF, já aprontou traquinagens como:

- Descer do palco e roubar as bolas de um jogo de sinuca em progresso;
- Encher a boca de água ensaboada e ficar a lançar bolhas de sabão ao ar;
- Confiscar câmeras da platéia e tirar suas próprias fotos do show;
- Encharcar o palco com uma mangueira, rasgar sua roupa e sair deslizando pelo chão, usando uma módica sunguinha.

Para mim, eles são gênios: seus shows são happenings artísticos e democráticos; suas letras são incríveis, cheias de métrica e referências, como um bom livro; seu último disco, Inches, de 2004, é uma compilação de 9 singles ultra-raros (18 músicas), lançados nos últimos 10 anos, em ordem cronológica inversa. Um detalhe: o projeto foi concebido em 1995!!!

What Wolves Would Do?, tirada de Let's Stay Friends, a ser lançado em setembro, não soaria estranha entre Meet Me In The Dollar Bin e Hold Onto Your Genre, as 2 primeiras faixas do Inches. Mostra um Les Savy Fav mais brando, que trocou uma das guitarras por um sintetizador, e até está disposto a cantarolar (A-U-U-U-U-U-U). Mas a sonoridade continua afiada, fonética, com palavras meticulosamente inseridas dentro de uma estrutura sólida em sua batida mecânica e insistente, mas frágil em sua guitarra quase decomposta, levemente dedilhada. A intensidade entre as partes é equalizada somente uma vez, quase por acidente, em um refrão paradoxal em sua não-repetição.






[MP3: les savy fav - what would wolves do?]

Nenhum comentário: