10 de agosto de 2009

MP3 do dia - Health


Atenção: hipérbole adiante. Avisados? Então lá vai.

HEALTH é o futuro do rock.

A constatação começa pelos ouvidos: a origem dos milhares de sons criados da banda de LA é nebulosa. O sintetizador pode ser guitarra que pode ser baixo que pode ser sintetizador. Apesar da aparente anarquia, há um meticuloso cuidado na elaboração dessas malhas de texturas sonoras. Tudo soa novo, fresco, fora das frequências às quais nossa audição está acostumada.

Aí, temos também a percussão. O HEALTH, apesar da aparente anarquia, é uma banda de cadência, de groove. Além do baterista, um animal por si só, eles também contam com um percussionista. Isso é o que eleva uma faixa como Crimewave, do primeiro disco, a algo tão impressionante. O poder da percussão é inegável. E raramente ele pode ser apreciado fora do contexto afro/odara/meu nêgo.

Get Color é o passo seguinte à atual obsessão por música de laptop. É a volta da música análogica depois do seu contágio pelo digital; dos instrumentos clássicos do rock, tocados, ainda que de forma completamente nova, emitindo sons antes exclusivos às geringonças eletrônicas. Este é um daqueles raros discos que realmente soam diferentes de tudo. Daí a dificuldade geral em engolir essa música excêntrica. Dores da vanguarda.

Se alguém abrisse um estabelecimento que fosse o futuro da discoteca, We Are Water seria Born Slippy. Pulso kraut, implacabilidade de pós-punk e lampejos de noise. E nós estaríamos na pista, suados, tentando achar, entre pés desorientados e relinchos de borracha, o futuro dos passinhos de dança.


[MP3: health - we are water]
do disco Get Color (2009)

FICHA
Nome: HEALTH
Local: Los Angeles, EUA
Myspace: myspace.com/healthmusic

Nenhum comentário: