3 de agosto de 2009

MP3 do dia - The Twilight Sad


Melancolia e desolação; a arte sempre foi mais adequada para evocar esses sentimentos. A alegria ou euforia são tratadas como objetos de obras menores. A beleza real, superior, está na representação daquilo que sentimos com muito mais intensidade: a tristeza. Saber da existência de outras pessoas que se sentem dessa mesma forma, e ainda são capazes de encapsular o indescritível em notas, cores ou palavras, é alento, tem muito mais serventia do que demonstrações de felicidade de terceiros.

Os escoceses do Twilight Sad são deveras melancólicos. Percebe-se na escolha das notas, no sufocante reverb das guitarras, no sotaque acentuado de James Graham. As letras são sentidas, emocionais mesmo. Seriam até piegas, não fosse a sinceridade. São contos de tristeza e desconsolo de pessoas ordinárias, sobre as quais conseguimos colocar nossos próprios rostos.

Esses relatos microcósmicos, porém, tomam outra dimensão quando sobrepostos aos arranjos grandiosos e cinemáticos da banda; a música de fundo é post-rock, ao invés do costumeiro folk. Esse é o paradoxo aqui: o pequeno e o grande, o intimista e o expansivo. E a catarse da ficção não tarda em tornar-se real para quem está sobre e à frente do palco.

Se Fourteen Autumns & Fifteen Winters, disco de estreia da banda, era paciente, queimava lentamente, as amostras de Forget The Night Ahead, o novo trabalho, apontam para uma sonoridade mais rock e imediata.

Em I Became A Prostitute, ao invés das longas passagens instrumentais e narrativas quase que faladas, os versos têm mais melodia, a forma é mais enxuta e, sobretudo, há um lindíssimo refrão, irrepreensível. Ainda assim, o grande propósito em ouvir o Twilight Sad, para a nossa tristeza e consequente satisfação, permanece: a elevação de espírito no reconhecimento da própria miséria nos outros. E as guitarras, claro.


[MP3: the twilight sad - i became a prostitute]do disco Forget The Night Ahead (2009)



FICHA
Nome: The Twilight Sad
Local: Edinburgo, Escócia
Myspace: myspace.com/thetwilightsad

Nenhum comentário: