24 de agosto de 2009

MP3 do dia - Pictureplane


Tenho certeza de que o Pictureplane, codinome de Travis Egedy, quer passar uma imagem sombria para seu público. Seu disco chama-se Dark Rift, contém faixas com nomes como Trance Doll, Goth Star e True Ruin, e é recheado de timbres sinistros, notas graves, vocais indecifráveis e referências a bruxaria.

O problema do Pictureplane é que ele está enganando ninguém.

Quem cria algo tão ridiculamente dançante como Gang Signs não pode ser miserável desse jeito. Mesmo com o doloroso desafino da voz, a impetuosidade da batida não consegue ser refreada. A partir da marca do um minuto, quando ela vem mais e mais ao primeiro plano, o corpo borbulha em felicidade, esparramando-se, espasmo a espasmo, por onde puder. Seu som é, (in)felizmente, divertido pacas, Travis.

Argumento de texto à parte, imagino que o sujeito sempre almejou esta contradição: diversão dentro de um ideário macabro. Aposto que a farsa da música dançante para góticos também nunca o convenceu.

Dançar é coisa de gente feliz. Remexer-se todo em harmonia com uma música - às vezes até fazendo coro junto à voz (grave) do seu artista favorito! - tem nada de deprimente. Dançar com a parede, mas ao lado de um monte de outras pessoas fazendo a mesma coisa, tem nada de solitário.

Nunca sair de casa, por preferir ficar embaixo da coberta, ouvindo Elliot Smith até o disco furar e tomando vodka morna no gargalo: isto é deprimente. O resto é fantasia, romantismo, pantomima feita para se acreditar na própria profundidade pessoal. No final das contas, goths just wanna have fun.


[MP3: pictureplane - gang signs]do álbum dark rift (2009)

FICHA
Nome: Pictureplane (Travis Egedy)
Onde: Denver, EUA
Myspace: myspace.com/pictureplane

Nenhum comentário: