26 de novembro de 2007

mp3 do dia - foals

O trabalho puxado na agência, os inúmeros shows e os dois feriados complicaram a minha vida, portanto a ausência de MP3s do Dia. Mas volto à glória passada com uma grande banda, em dose dupla de MP3s e um vídeo.

A reputação do Foals é forjada de 3 singles (Try This on Your Piano, Hummer e Mathletics), vários MP3s, um punhado de demos e muitos shows elogiados, seguindo a nova escola inglesa para o sucesso musical.

O som da banda bebe de algumas fontes clássicas, mas soa novo, elaborado e averso a convenções. Dá para perceber que os rapazes de Oxford passaram muitas horas ensaiando: trata-se de post-punk afiado, matemático, tenso, diria até esquisito - ao menos aos ouvidos acostumados a 4/4 e acordes fáceis. A guitarra causa a estranheza, encaixando tappings e dedilhados em lacunas improváveis, e servindo, a um só tempo, como melodia e percussão, enquanto os vocais simplesmente estão lá, jogados. O resultado é música de pista de dança para nerds, uma batida fraturada para cada pequeno movimento corporal.

O disco de estréia, ainda sem título e produzido pelo senhor Dave Sitek, do TV on the Radio, tem potencial para ser um dos melhores de 2008, fácil, fácil. Comparando a nova versão de Balloons à demo, nota-se um maior destaque para o vocal e, claro, um saxofone. Mais sombra e drama. Meh. Ainda prefiro a rispidez da versão antiga e dos outros singles.

A demo de Balloons...







[MP3: foals - balloons]

O espetacular vídeo da nova versão... Hoje em dia, hype é usar o visual Juventude Hitlerista...



E o outro grande single da banda, Hummer.







[MP3: foals - hummer]

2 comentários:

Unknown disse...

E aí, Fernando?! Tudo bem?
Belo show ontem, não? Se bem que parecia um culto rock n' roll...

Conhecer o Foals fez meu dia mais feliz.

Coloca no line-up do ano que vem. hehe

Abraço,
motomarcus:

fernando araújo disse...

Vou tentar, viu? Vi que eles acabaram de assinar com a sub pop, então talvez seja mais fácil vendê-los.

Abraço e que 2008 venha logo!