19 de janeiro de 2009

mp3 do dia - the war on drugs

the war on drugs
Ok, já vou tirar isso da frente: The War on Drugs lembra Bob Dylan. Lembra, mas não parece. Lembra como o Walkmen lembra Bob Dylan.

Wagonwheel Blues (2008) possui as reflexões do homem comum, as esquinas tortas na dicção de cada palavra cantada/falada, e a estranha capacidade de sintetizar, em poucos minutos, o âmago dos Estados Unidos - você nunca o confundiria com o álbum de uma banda inglesa, certamente. O War on Drugs, porém, reinventa a estética do folk para o tempo presente, com uma proposta sonora radicalmente distinta.

Adam Granduciel e Kurt Vile distanciam-se da esperada aridez instrumental. O banquinho logo é chutado; em seu lugar, uma pilha de amplificadores é ligada. As palavras, sempre tão precisas enquanto atalhos para uma imagem mental, não bastam: a história a ser contada aqui é maior, e clama por texturas. A vastidão do interior americano não evoca silêncio, mas devaneios psicodélicos. Cada camada sonora dos magníficos 10 minutos de Show Me The Coast representa um vizinho, uma lenda, uma angústia, um orgulho, uma esperança. Há profundidade no jeito caipira de ser.


[MP3: the war on drugs - show me the coast]
do álbum wagonwheel blues (2008)

Enquanto isso, a pegajosa Taking the Farm encharca as raízes do rock americano com um barril de fuzz. Copiar suas influências descaradamente = ruim. Expandi-las para algo novo, só seu = bom.


[MP3: the war on drugs - taking the farm]
do álbum wagonwheel blues (2008)

Um comentário:

Anônimo disse...

Um dos discos do ano - e eu não conhecia!