8 de maio de 2009

não é carne nem peixe #14 - videohippos



Entrevista com Videohippos (Kevin O'Meara), por Felipe Gutierrez.

Os shows da banda são cheios de projeções. Vocês escolhem as imagens? Se a resposta for “sim”, qual o critério para definir uma imagem?
Nossos sets sempre incluem projeções de vídeo sincronizadas com a música. Os vídeos são normalmente feitos por nós, mas também podem ser de amigos (Meredith Moore, Chris Lineberry). Eles são colagens cuidadosamente construídas de uma grande variedade de imagens e gravações que têm alguma relação com a música, ou às vezes só personagens ou cenas que têm uma influência sobre nós. Por exemplo, o vídeo que acompanha a canção “Shadow Pups” contém imagens do Incrível Hulk, um ogro, tanques de exército, mísseis de desenho animado e raios. “One Speed” tem símbolos de maçonaria escondidos, desenhos Tesla, e o George Bush dando o dedo do meio. As imagens, normalmente, não se relacionam diretamente às letras, mas ajudam a transmitir um sentimento ou um tema. Geralmente as imagens vêem de antigas fitas VHS que estavam paradas ou que achamos em alguma loja de coisas de segunda mão, ou da internet.

Vocês são amigos de outros artistas de Baltimore? Quais?
Baltimore comporta uma grande comunidade de artistas, seria difícil nomear todos aqueles que são nossos amigos. Mas alguns dos mais próximos são: Max Eisenberg (aka DJ Dog Dick), Meredith Moore, Dan Deacon, Jimmy Joe Roche, Dina Kelberman, Twig Harper + Carly Ptak (Nautical Alamanac), Robby Rackleff (aka Blue Leader), Mark Brown, D'Metrius Rice, Ed Schrader, Nolen Strals + Bruce Willen (Post Typography/ Double Dagger), Devon Diamond + Matt Papich (WildfireWildfire), Ponytail, Future Islands, Jana Hunter, Teeth Mountain, the Creepers, Santa Dads, OCDJ, Lizz King, Beach House, Lexie Mountain Boys, Lesser Gonzalez Alvarez, Roby Newton, Rjyan Kidwell (CEX), Height, Jones, Charlotte Benedetto, e sei que estou esquecendo alguém.
Nós fizemos muitos amigos quando nos envolvemos com o grupo Wham City, em 2005, e nós fizemos ainda mais quando participamos nas duas encarnações do Baltimore Robin Tour, em 2006 e 2008.

Vocês têm problemas com blogs que postam suas músicas? Vocês fazem buscas do seu próprio nome em sites como o Hype Machine ou o Elbo.ws?
Sou definitivamente a favor da distribuição gratuita de músicas pela internet, desde que as pessoas ainda possam comprar nosso disco em vinil!
Eu não passo muito tempo na internet, exceto para checar o meu e usar o Google e a Wikipedia para aprender coisas novas, mas acho bom que os blogs existam e que as pessoas os leiam. Nós precisamos de quantas fontes de informações pudermos alcançar.

Você leu alguma coisa sobre o Videohippos que não fazia sentido?
Às vezes as resenhas são um pouco viajantes com a linguagem e as comparações, mas não me lembro de ter lido nada que era completamente sem sentido. Bem, talvez na resenha da SPIN que nos comparou a uma pílula de ecstasy. Eu não entendi aquilo.

Qual a melhor parte se ser uma dupla?
Tem várias vantagem em ser uma dupla, mas acho que a maior é não ter que lidar com muitas questões de personalidades conflitantes. É muito mais fácil tomar decisões e fazer as coisas. Isso sem mencionar o espaço na van.

Um comentário:

Rodrigo Maceira disse...

Sin palabras!