26 de setembro de 2007

spoon e o incrível robô japonês que dança

Hideki Kozima criou um robô que dança, batizado de Keepon. Sua intenção era nobre: a invenção seria usada em experimentos psicológicos voltados à comunicação humana, especialmente com crianças. O bichinho amarelo, na verdade, é um espião - seus olhos são câmeras, e o nariz, um microfone. Dessa forma, pesquisadores podem interagir com os pequeninos, usando o robô como meio, e depois estudar o material captado. No Japão, ele já é usado na terapia de crianças autistas desde 2003.

Isso, entretanto, não impediu Kozima de fazer um marketing básico da sua criação. O inventor japonês, junto ao programador Marek Michalowski, publicou um vídeo no YouTube (onde mais?!?) do Keepon quebrando tudo ao som de I Turn My Camera On, do Spoon. A verve minimalista da música, composta praticamente de voz, baixo e bateria, funciona que é uma beleza com o software do simpático autômato.



O vídeo fez um sucesso retumbante no YouTube e chegou aos olhos do senhor Britt Daniels, líder do Spoon. Ao invés de ser um babaca e abrir um processo, Daniels, sujeito cool que é, decidiu visitar a terra-natal do criador (e criatura), o Japão, e usar o robô como estrela do vídeo de Don't You Evah. O resultado, incrível, está aí embaixo.

Nenhum comentário: