25 de setembro de 2007

mp3 do dia - hot chip

Largue o que estiver fazendo e olhe para a foto aí do lado. Faça o que for necessário para realmente compreender a imagem: perca horas na busca de quaisquer sutilezas; mova seus olhos freneticamente, para garantir que não haja cantos não-observados; explore novos ângulos ou pontos-de-vista, talvez com o zoom do seu editor gráfico favorito ou aqueles seus óculos de 3D que sobraram dos anos 80.

Satisfeito com o seu grau de compreensão da foto? Agora, então, me explica uma coisa: como esses cinco ingleses branquelos, que nem parecem capazes de dobrar os próprios joelhos, conseguiriam entender alguma coisa de groove?

Pois é, esse aí é o Hot Chip e, sim, eles entendem do assunto. A prova disso foi o seu último disco, The Warning, uma salada de soul, rock e electropop que se firmou como um daqueles raros casos de música com apelo para pistas de rock, eletrônico e hip-hop.

Para quem não aguentava mais ouvir Over and Over, over and over and over and over, a boa notícia é que, logo no início de 2008, sairá o disco novo deles. Apesar de terem dito que o álbum seria mais rock, na tradição do show deles - tocado em formação de banda mesmo -, a primeira música oficial a vazar, Shake a Fist, é uma cornucópia esquizofrênica de novos sons, ainda mais diversos e criativos.

A introdução ludibria com uma típica base electropop do Hot Chip. Mas leva dois segundos para a música entrar em um transe percussivo, com clara inspiração oriental (eu ouvi flautas e cítaras?!?). Quando você acha que entendeu o que estava acontecendo, tudo pára, e um narrador apresenta um jogo chamado "Sounds of the Studio". É a deixa para uma explosão de crunk (!!!), com direito a gritos e tudo mais. No final, de alguma forma, eles conseguem juntar as duas partes, de forma coerente, sabe-se lá como.

Sério, de onde esses branquelos conseguem tirar tantos sons?







[MP3: hot chip - shake a fist]

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma extravagância sonora. Adoro Hot Chip! E não é new rave, viu!! heheh

Dr. T